Surpresas em livrarias e leitores

literature of world

Levantamento do World Cities Cultural Forum afirma que a capital portenha é a cidade com maior número de livrarias por habitante no mundo. Seriam 25 livrarias para cada grupo de 100 mil habitantes. São cerca de 730 livrarias na cidade contra 390, por exemplo, na cidade de São Paulo. Na capital paulista, segundo levantamento da Associação Nacional de Livrarias (ANL), a relação já baixa para 3,5 livrarias para cada 100 mil habitantes. Jogando por terra um velho mito que Buenos Aires teria mais livrarias que o Brasil inteiro, a ANL informa também que no território nacional são cerca de 3.100 livrarias.

Aqui, a região Sudeste lidera o ranking com 55% das livrarias do país. O Sul fica com 19%, o Nordeste com 16%, o Centro-Oeste (incluindo o DF) com 6% e o Norte com 4%. Belo Horizonte é a primeira da lista da ANL na relação livraria por habitantes: uma loja para cada 13.848 pessoas. Porto Alegre fica no quarto lugar, com uma para cada 14.913 morador.

Já no que diz respeito à leitura, as pesquisas também desfazem outros mitos. Ranking da Market Research World publicado há alguns anos sobre hábitos culturais de diversos países, dava conta de que o país que mais lê no mundo é a Índia. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os três lugares seguintes também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Em quinto, aparece o Egito, seguido pela República Tcheca, Rússia e Suécia, empatada com a França. Na América Latina, a liderança fica com a Venezuela (14), seguida da Argentina (18º), México (25º) e Brasil (27º). A média de tempo de leitura nesses últimos países, segundo esse mesmo ranking, não alcança a metade do número registrado na Índia.

Maior número de livrarias no mundo: BUENOS AIRES

Maior número de livrarias por habitante no Brasil: BELO HORIZONTE

País onde mais se lê no mundo: ÍNDIA

País onde mais se lê na América Latina: VENEZUELA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s