Abraham Lincoln e o filho

A Lincoln.jpg

Vencedor do Man Booker Prize do ano passado, um dos principais prêmios literários mundiais – nesse caso específico para obras em língua inglesa, Lincoln no limbo, do escritor norte-americano George Saunders, conta uma história que tem como ponto de partida um acontecimento assombroso envolvendo o homem que pôs fim à escravidão nos EUA, o lendário (para o bem e para o mal) presidente Abraham Lincoln. Trechos de documentos históricos unidos a outros criados pelo autor, resultam numa linguagem experimental que aborda a tragédia vivida por Lincoln ao perder, em 1862, em meio à Guerra Civil Americana, seu filho Willie Lincoln.

A morte do filho aos 11 anos, por tifo, leva o presidente ao limite da loucura. Noite após noite, ele vai à capela do cemitério para abraçar o cadáver do filho. A partir desse fato histórico, Sanders inicia uma narrativa passada no além, no limbo do título, sobre a jornada de Willie, que se recusa a aceitar o fato de estar morto.

Depoimento do escritor Bernardo Carvalho no site da editora Companhia das Letras: “Nunca antes eu havia lido um romance desse jeito, em permanente estado de eletrização, com os olhos marejados e um nó na garganta do começo ao fim. Lincoln no limbo não dá trégua ao encanto do leitor. Uma preciosidade.”  

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s