Assédio na Academia

nobelbild-jpg

O mundo literário pode ficar sem sua mais celebrada premiação neste ano. Em função de supostos escândalos sexuais envolvendo parte de seus membros, a Academia Sueca, segundo noticia a imprensa, pode adiar a entrega do Nobel de Literatura de 2018 para o ano que vem, quando seriam entregues dois prêmios. Seria a oitava vez que o prêmio deixaria de ser entregue desde 1901 quando o poeta francês Sully Prudhomme recebeu a honraria. Todas as outras vezes, o cancelamento foi em função das duas Guerras Mundiais.

Dessa vez, a “guerra” começou em novembro do ano passado quando saiu a notícia que pelo menos 18 mulheres acusavam Jean-Claude Arnault – casado com a poeta e membro da Academia Sueca, Katarina Frostenson, de assédio e agressão sexual, algumas delas  no clube e em outros imóveis de propriedade da Academia. Pelo menos cinco membros já teriam deixado a instituição em função dos acontecimentos.

Para engrossar o caldo, o casal preside um clube que recebe recursos da Fundação e Arnault teria ainda vazado informações sobre o ganhador do Nobel de Literatura sete vezes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s