Os 100 anos de Lévi-Strauss

 

claude_levi_strauss
Registro do último curso de Claude Lévi-Strauss no Collège de France, em 1982, em foto publicada pelo Jornal da USP

Uma nova biografia do antropólogo, professor e filósofo belga Claude Lévi-Strauss chega às livrarias brasileiras pelas Edições Sesc São Paulo. Assinado pela historiadora francesa Emmanuelle Loyer, o livro aborda a vida secular de Lévi-Strauss, da infância ao falecimento, em 2009, e foi realizado em cima de uma pesquisa em depoimentos e documentos do Brasil, Estados Unidos e Europa e do acervo pessoal do antropólogo.

Autor de “Tristes Trópicos”, considerado por muitos como o mais importante livro sobre o Brasil escrito por um estrangeiro, um clássico que une literatura e ciência, o biografado viveu três anos no país na década de 30. Aqui ajudou a fundar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e pesquisou povos indígenas da Amazônia.

Abaixo o trecho final de “Tristes Trópicos”, publicado recentemente pelo Aliás, do Estadão, em matéria de Paulo Nogueira, e outros títulos de Lévi-Strauss em português.

“Tal como o indivíduo não está só no grupo e cada sociedade não está só entre as outras, o homem não está só no universo. Assim que o arco-íris das culturas humanas tiver acabado de afundar-se no vazio cavado pelo nosso furor, este arco tênue permanecerá. Este favor que toda a sociedade ambiciona, onde ela situa o seu ócio, o seu prazer, repouso e liberdade, e que consiste em captar a essência do que ela foi e continua a ser, aquém do pensamento e além da sociedade, na contemplação de um mineral mais belo que todas as nossas obras; no perfume mais sábio que os nossos livros, respirado no âmago de um lírio; ou no piscar de olhos, cheio de paciência, serenidade e perdão recíproco que um entendimento involuntário permite, por vezes, trocar com um gato.”

Claude

Outros títulos:

-Tristes Trópicos – 1955

– O Cru e o Cozido – 1964

-Do Mel às Cinzas – 1966

-A Origem das Maneiras à Mesa – 1968

-O Homem Nu – 1971

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s