Atualíssimo Euclides da Cunha

livro-os-sertoes-euclides-da-cunha.jpg

Já tem data – 10 a 14 de julho – e homenageado – Euclides da Cunha – o evento literário mais badalado do país: a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2019. Afora a qualidade literária indiscutível, a obra de Euclides, é defendida pela curadora Fernanda Diamant, em recente entrevista à Folha, também pela atualidade assombrosa com que ainda contribui para o debate nacional em torno de temas como política, história, jornalismo, racismo, religião, ecologia, violência etc. etc.

Autor de um dos mais aclamados títulos brasileiros, Euclides da Cunha era engenheiro e membro do Exército Nacional, mas foi como jornalista que fez história. Escrevendo para o jornal “A Província de São Paulo”, mais tarde “O Estado de São Paulo”, Euclides foi, no final de 1890, para o interior da Bahia com o objetivo de cobrir a Revolta de Canudos. Lá, presenciou o bárbaro massacre promovido pelos militares, com a benção do Estado, contra os membros do movimento liderado por Antônio Conselheiro, pondo em xeque suas ideias e sua fé no governo republicano. Dois anos depois, publicava seu grande clássico “Os Sertões”.

O autor morreu no Rio de Janeiro, em 1909, aos 43 anos, assassinado pelo amante da sua mulher Ana, Dilermando de Assis, a quem tentara também balear. Dilermando, como se sabe, acabou sendo absolvido por um júri popular, alegando legítima defesa. Fato também lembrado na entrevista, pela atualidade do momento em que parte da sociedade sai em defesa de menores restrições ao porte de armas no país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s