Jóia da coroa americana completa 219 anos

A maior e mais importante biblioteca pública do mundo, a Biblioteca do Congresso dos EUA (Library of Congress) completa, no próximo mês de abril, 219 anos de atividades com uma acervo e uma história invejáveis. São mais de 32 milhões de livros, mais de 63 milhões de manuscritos, cerca de 3 milhões de gravações em áudio e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino.

Entre os fatos que marcam a história do lugar estão pelo menos dois grandes incêndios (acontecidos ainda no Século XIX, ressalte-se). O primeiro por ocasião da invasão das tropas britânicos ao prédio do Capitólio em agosto de 1814. A biblioteca estava hospedada no prédio e teve seus cerca de 3 mil volumes queimados. O conteúdo foi logo reposto com o acervo pessoal de 6.487 livros do ex-presidente Thomas Jefferson. Em dezembro de 1851 outro incêndio destruiu um patrimônio já em 35 mil volumes, retratos originais de Cristóvão Colombo e dos cinco primeiros presidentes dos EUA, pintados por Gilbert Stuart, além de estátuas de George Washington, Jefferson e do Marquês de Lafayette e do primeiro mapa a registrar a existência dos Estados Unidos.

Hoje, a biblioteca do Congresso é item de destaque nos guias de turismo. Lá, além da arquitetura monumental e um interior impactante, os visitantes têm acesso à salas de leitura com mais de 40 milhões de exemplares traduzidos de mais de 470 idiomas e podem conhecer tesouros como os diários manuscritos de George Washington, os primeiros desenhos sobre a Lua de Galileu.

Boa parte do seu acervo já digitalizado está disponível a qualquer interessado no site da instituição: http://www.loc.gov.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s