Celebrando Carolina

Carolina Maria de Jesus em foto da revista Cult

Tempo de celebrar Carolina Maria de Jesus. A escritora, mineira da cidade de Sacramento e autora traduzida em mais de 20 idiomas, especialmente pelo autobiográfico “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, morreu há 41 anos, em São Paulo, depois de conhecer a fama e o anonimato.

Neta de escravos e filha de lavadeira, Carolina nasceu em 14 de março de 1914 e só frequentou a escola pela intervenção de uma freguesa da mãe. Em 1930 vai com a família para Franca, onde trabalha como lavradora e empregada doméstica. Com 23 anos perde a mãe e muda-se para a capital paulista. Lá, trabalha como catadora de papel e lê tudo que recolhe nas ruas. Em 1941 tem um poema, em homenagem a Getúlio Vargas, publicado pela Folha da Manhã. O jornal continua publicando regularmente poemas da autora , que ganha cada vez mais admiradores.

Em 1958 é encontrada, por acaso, pelo jornalista Audálio Dantas, da mesma Folha da Manhã, na favela do Canindé. Carolina mostra seu diário ao repórter, que encantado com a história publica parte do texto no jornal. No mesmo ano, a revista O Cruzeiro também publica trechos do diário. Dois anos depois sai o livro “Quarto de Despejo”, com tiragem de 10 mil exemplares.

Com o sucesso das vendas, Carolina deixa a favela e já em 1961 sua fama alcança a Argentina, onde é agraciada com a “Orden Caballero Del Tornillo”. Nos anos seguintes publica três outras obras – “Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada” (1961), “Pedaços da Fome” (1963) e “Provérbios” (1965).

Em 1969 a escritora muda-se com os três filhos para o bairro de Parelheiros, em São Paulo, e, esquecida pelo mercado editorial, morre em 13 de fevereiro de 77, com 62 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s