Grandes distopias

Cinco grandes romances “distópicos”, selecionados e comentados por André Benjamim, do site homoliteratus.com.

-“A Máquina do Tempo”, H. G. Wells (1895)

Um viajante do tempo chega a um longínquo ano no futuro e encontra uma sociedade que não evoluiu da maneira imaginada. A espécie humana encontra-se agora dividida em duas subespécies, uma que anda na face da terra numa inocência primitiva e outra que vive nas profundezas, num sistema de túneis e indústrias.

“Nós”, Evgueni Zamiatin (1924)

A história do escritor russo se passa no Século XXX e nela não existem indivíduos, apenas a comunidade; não existem pessoas, nem cidadãos, existem números. As casas são feitas de vidro e todos habitantes desempenham o papel de policiais e não há exclusividade sexual.

“Admirável Mundo Novo”, Aldous Huxley (1931)

A ciência, a tecnologia, e a organização social ao invés de atuarem em benefício dos humanos, escravizaram a espécie sem que as pessoas tenham se dado conta. O homem é produzido em série, de acordo com as necessidades, e dividido em cinco castas: alfas, betas, gamas, deltas e ipsilões. Esses últimos destinados exclusivamente a trabalhos braçais.

“1984”, George Orwell (1949)

O mundo vive sob um estado totalitário, onipresente e onipotente, controlado pelos princípios que regem o Partido. Ninguém, nenhuma atividade, nada escapa ao controle do Grande Irmão. Ele controla tudo por meio de um aparelho semelhante a uma tv, que o permite ao mesmo tempo fazer a propaganda do Partido e controlar a atividade das pessoas.

“Farenheit 451”, Ray Bradbury (1953)

Escrito nos primeiros anos da Guerra Fria, a obra cria uma sociedade onde os livros são proibidos, as opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas. Acabar com os livros é uma forma de suprimir o pensamento crítico e agora os bombeiros são chamados não mais para apagar, mas para atear fogo em livros. O título refere-se à temperatura em que o papel entra em combustão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s