Como abrir uma livraria

A livraria parisiense em foto da Vanity Fair

Para quem sonha em ter a sua própria “Shakespeare and Company” – a mítica livraria parisiense, a Câmara Brasileira do Livro tem em seu site um guia completo (http://cbl.org.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Guia-CBL-WEB.pdf) para orientar a empreitada. Abaixo, algumas dicas do guia.

PROPOSTA DE VALOR

-O primeiro passo a ser dado é saber claramente qual o tipo de público que você pretende atender e qual o público que circula próximo ao local onde deseja abrir sua livraria.

-A partir desta definição, você pode pensar no mix de produtos e serviços que oferecerá.

-O conceito “proposta de valor” como ideia central na construção de um negócio, indica a mensagem que deve ser percebida pelo público, ou seja, ela deve ser capaz de sintetizar tudo que sua livraria agrega ao consumidor, algo que o consumidor deve experienciar em todo contato que tiver com seu negócio, desde o atendimento por telefone, até o contato com os colaboradores, no ambiente da loja ou no site.

-Para elaborar a proposta de valor de uma livraria, é preciso definir os principais diferenciais que irão caracterizar a compra de produtos na sua loja. O principal destaque é a experiência de atendimento. Mais do que comprar um livro, o consumidor deverá ter contato com um atendimento personalizado, capaz de entender o que o cliente está buscando.

-Além disso, deve fazer recomendações de outros títulos, oferecer serviços como entregas, promoções específicas, proporcionando assim, uma experiência de encantamento. Para que isso ocorra é importante conhecer o cliente, para identificar sua necessidade.

FINANCIAMENTO

-Para abrir e manter sua livraria, será necessário um investimento inicial e um valor de reserva para eventuais imprevistos

-Dentre os custos iniciais, considere:

aluguel do imóvel; compra de imóvel (como última opção, não se deve imobilizar um valor inicial elevado); uso de um imóvel próprio (deve-se considerar como um aluguel, entrando como despesa para a livraria e receita para o empreendedor); registro de sua loja e marca; aquisição do estoque em consignação; água, luz, telefone, internet, produtos de limpeza, higiene e escritório; reformas, decoração e mobiliário; impostos e tributos; contratação de colaboradores; ações de divulgação e marketing online e off-line.

LOCALIZAÇÃO

A escolha de uma boa localização, que favoreça o acesso das pessoas é fundamental e certamente consolidará um público com interesse em leitura. Portanto, este ponto deve ser o foco.

Recomenda-se considerar:

Indicadores sociais e econômicos da região; nível médio de renda da população local – acima de 2,5 salários mínimos; número de habitantes – maior que 200 mil; PIB per capita local; taxa de analfabetismo – a menor possível; IDH – Indice do Desenvolvimento Humano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s