Sai, na Alemanha, edição com a versão original do Diário de Anne Frank

Diário original exibido na Casa de Anne Frank, em Amsterdã. Foto: Reuters

Matéria da Deutsche Welle, publicada em português pela Folha de SP, informa que foi lançada, na Alemanha, uma nova edição do Diário de Anne Frank. É a primeira vez que uma versão original da obra, sem os retoques feitos pela própria Anne e por seu pai, é publicada. A nova edição, segundo a matéria, foi idealizada pela especialista em Literatura, Laureen Nussbaum, de 91 anos, uma sobrevivente do Holocausto que conheceu pessoalmente a autora.

 É a terceira versão da obra. A primeira, ora publicada, começou a ser escrita espontaneamente enquanto a família de Anne estava escondida dos nazistas em Amsterdã. Depois de escutar em uma rádio uma chamada para documentar o sofrimento dos judeus holandeses, a jovem reescreveu parcialmente seu diário com a esperança de ver o texto publicado depois da Guerra, resultando na segunda versão de seu diário.

Depois de sua morte, aos 15 anos, no campo de concentração de Bergen-Belsen, provavelmente de tifo, e do fim da Guerra, o pai de Anne publicou uma terceira versão do Diário, uma mistura do livro original com a segunda versão, retocada por Anne, e posteriormente pelo próprio pai.

Hoje o livro é uma das obras mais populares em todo o mundo sobre o tema nazismo e a casa onde a família se escondeu uma das principais atrações turísticas de Amsterdã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s