Toni Morrison parte aos 88 anos

Foto: Detroit Free Press

Morreu na última segunda-feira, a escritora norte-americana Toni Morrison.  Nascida em Ohio, Morrison ficou mundialmente conhecida por obras que narram a segregação e o preconceito com os negros ao longo da história do país. Além do Nobel de 1993, já havia sido condecorada também com o Pulitzer em 1988.

“Toni Morrison era um tesouro nacional, boa como contadora de história e cativante pessoalmente do mesmo jeito que em suas páginas. Sua escrita foi um belo e significativo desafio à nossa consciência e à nossa imaginação mortal. Que presente respirar o mesmo ar que ela, mesmo que apenas por um tempo.” Barack Obama

Abaixo cinco livros da autora listados pela Veja como “essenciais”.

“O Olho Mais Azul” – 1970

Primeiro romance da autora, narra a história de uma garota negra da década de 40, que sonha ter olhos azuis. Segundo o The New York Times, “uma prosa tão precisa, tão fiel ao discurso e tão carregada de dor e assombro que o romance se torna poesia”.

“Amada” – 1987

História real de Margaret Garner, escrava que tem sua busca pela liberdade marcada pela complicada relação com a filha nascida durante sua fuga. Foi adaptado para o cinema estrelando Oprah Winfrey como a mãe, Sethe.

“Jazz” – 1992

História de uma jovem baleada pelo amante e que ainda é alvo do ódio da esposa traída, mesmo após sua morte. Segundo volume de uma trilogia iniciada por “Amada”, o livro flerta com o estilo musical do título com diversos narradores apresentando seu ponto de vista.

“Paraíso” – 1998

Completa a trilogia iniciada com “Amada”. Na trama, que tem o mesmo estilo de múltiplas vozes narrativas adotado em “Jazz”, uma cidade fictícia é habitada apenas por negros, que se refugiaram ali depois da escravidão e que se chocam com a chegada de forasteiras.

“Voltar para Casa” – 2012

História de um jovem que volta para casa, em Seattle, depois de lutar na Guerra da Coreia. No retorno, encontra a irmã, oprimida por uma sociedade machista e ambos terão que encontrar novos significados para recomeçar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s