Jabuti 2019

Depois da “surpresa” da escolha da poeta Elizabeth Bishop para a homenagem da edição do ano que vem da Flip, outra revelação inesperada foi a escolha de “Uma História de Desigualdade – A Concentração de Renda entre os Ricos no Brasil 1926-2013” o livro do ano na premiação do Jabuti. O mais tradicional prêmio literário do país anunciou os vencedores deste ano em evento na quinta-feira passada.

O livro de Pedro H. G. Ferreira de Souza, lançado pela Hucitec, aborda a história econômica brasileira e, segundo comentário do professor e pesquisador Marcelo Medeiros, “trata-se do resultado de um trabalho cauteloso, que envolveu uma coleta de dados atenta, selecionou as informações mais precisas e usou as melhores ferramentas, a fim de apresentar a série histórica mais longa e completa sobre a desigualdade no Brasil”.

Outro destaque do Jabuti foi o prêmio póstumo, na categoria “Crônica”, para Fernanda Young, por “Pos-F: Para Além do Masculino e do Feminino”. Na categoria “Romance”, o prêmio foi para “O Pai da Menina Morta”, de Tiago Ferro, lançado pela Todavia.  

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, a 61ª edição do Jabuti premiou obras em 19 categorias divididas em quatro eixos: literatura, ensaio, livro e inovação e homenageou a escritora Conceição Evaristo.

Outros vencedores:

CONTO

“Um Beijo por Mês”, Vilma Arêas – Luna Parque

INFANTIL

“A Avó Amarela”, Júlia Medeiros e Elisa Carareto – ôZé

POESIA

“Nuvens”, Hilda Machado – 34

BIOGRAFIA, DOCUMENTÁRIO E REPORTAGEM

“Jorge Amado”, Joselia Aguiar – Todavia

LIVRO BRASILEIRO PUBLICADO NO EXTERIOR

“A Resistência”, Julian Fuks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s