Os destaques de 2019

Fiscais da Prefeitura em atuação na Bienal do Rio. Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Fatos que marcaram o ano no mundo da literatura, conforme retrospectiva publicada em verbetes pelo “Eu&Fim de Semana”, do Valor Econômico.

-Censura na BIENAL DO RIO – O Tribunal de Justiça do Estado autorizou o prefeito Marcelo Crivella a recolher a HQ “Vingadores, a Cruzada das Crianças” em função do beijo gay retratado na história.

-Prêmio Camões para o escritor e compositor CHICO BUARQUE, marcado pela recusa do presidente da República em assinar o Diploma da premiação.

-A atriz FERNANDA MONTENEGRO lançou, aos 90 anos, sua autobiografia “Prólogo, Ato, Epílogo”.

-Morreu aos 49 anos, após uma crise de asma, a escritora e roteirista FERNANDA YOUNG.

-Depois de um 2018 sem premiação, o NOBEL deste ano teve dois premiados: a polonesa Olga Tokarczuk e o austríaco Peter Handke. A premiação de Handke rendeu uma série de críticas globais pelo apoio público do escritor a Slobodan Milosevic, ex-presidente sérvio condenado por crimes contra a humanidade.

Merece menção, também, o ano marcado pelo processo de RECUPERAÇÃO JUDICIAL de grandes redes de livrarias como a Cultura e a Saraiva; a morte, aos 88 anos, de TONI MORRISON e a consagração das mulheres, que além do Nobel para a polonesa Tokarczuk, reconheceu também o talento de nomes como o da italiana ELENA FERRANTE e da canadense MARGARET ATWOOD; teve ainda o anúncio (polêmico) da homenagem à poeta norte-americana ELIZABETH BISHOP na Flip 2020 e as visitas (a São Paulo) do israelense YUVAL NOAH HARARI e da norte-americana PATTI SMITH.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s