A breve e impactante obra de Bruno Schulz

Dica fresquinha da articulista do caderno Ilustrada, da FSP, Maria Esther Maciel: “Lojas de Canela”, de Bruno Schulz, lançado aqui pela editora 34. “Sem se furtarem ao registro do cotidiano prosaico de uma família na provinciana Dhohobycz —cidade natal do autor, hoje pertencente à Ucrânia—, as histórias se abrem a um mundo multifacetado, composto de cores, sons, texturas e vertigens”, afirma Maria Esther. Para ela, Schulz é um dos escritores mais impressionantes do século 20.

Ainda sobre as histórias do livro, a colunista afirma: “Caracterizadas como contos, elas podem ser lidas também como partes avulsas de um romance que, entretanto, se desvia das demarcações convencionais do gênero e se deixa contaminar, de forma exuberante, pela linguagem da poesia. Daí que sua coerência enquanto conjunto tenha a ver menos como um todo fechado do que como uma verdadeira constelação”.

O escritor e desenhista polonês Bruno Schulz, nascido em 1892 e morto aos 50 anos, assassinado no meio da rua por um oficial da Alemanha Nazista, teve sua admirada e premiada produção literária concentrada em pouco mais de uma década. Lançou somente dois livros, em 1934 e 37. Segundo texto de apresentação da editora, em sua pequena cidade nos confins da Europa Central, Schulz escreveu, ao todo, dois ciclos de contos e mais um punhado de narrativas, que alcançariam a admiração de nomes como Isaac Bashevis Singer, John Updike e Philip Roth, entre muitos outros.

Matéria da Ilustrada, na íntegra, para assinantes, pelo link https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/coletanea-recupera-obra-de-polones-assassinado-pelo-nazismo.shtml.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s