Os escritores e a livraria

Imagem: Shakespeare and Company Project/El País

A célebre livraria Shakespeare and Company, fundada em 1919, dedicada à venda de livros em língua inglesa e ainda em pleno funcionamento em Paris continua rendendo história. Matéria recente do espanhol El País mostra que pesquisa do Projeto Shakespeare and Company (https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/22/elviajero/1521711548_692610.html), comandado pelo professor da Universidade de Princeton Joshua Kotin, revelou hábitos de leitura de alguns dos mais célebres nomes da literatura mundial do Século XX. Segundo o jornal, a equipe do projeto comandado por Kotin vem pesquisando há seis anos os arquivos digitalizados da livraria frequentada por gente como Gertrude Stein, James Joyce, Ernest Hemingway, Simone de Beauvoir, Jacque Lacan, Walter Benjamin, Ford Madox Ford e Ezra Pound.

O trabalho já revelou informações como a de que entre as 90 publicações retiradas em empréstimo por Hemingway estão as memórias de Joshua Slocum, “Sailing Alone Around the World” (1900) e um exemplar de um dos seus próprios livros, “Adeus às Armas” (1929). Stein, por sua vez, leu a novela romântica “A Love in Ancient Day” (1908), de Truda H. Crosfield, e “Equality Island” (1919), de Andrew Soutar.

A pesquisa comandada pelo professor Kotin, revela, ainda, que por oito francos e outros sete de depósito era possível solicitar um livro em empréstimo, ou dois se a cifra subisse para 12 francos. O tempo máximo de leitura permitido era de duas semanas para as publicações mais antigas e uma para as mais recentes. A matéria não revela, porém, se algum deles recebeu o desenho de Shakespeare arrancando os cabelos entregue pela livraria aos infratores que atrasavam a devolução dos livros na data combinada. Reportagem na íntegra pelo link https://brasil.elpais.com/cultura/2020-05-19/que-livros-compravam-simone-de-beauvoir-joyce-hemingway-e-lacan-em-paris.html.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s