As cartas de Clarice

TODAS AS CARTAS

Lançado oficialmente ontem pela Rocco,“Todas as Cartas” é uma reunião de correspondências de Clarice Lispector trocadas ao longo da vida com nomes como João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga e Mário de Andrade. São 284 cartas no total, parte delas inéditas. Segundo matéria do Estadão, o livro foi organizado por décadas, dos anos 1940 aos 1970, e recebeu notas da biógrafa Teresa Montero, que contextualizam os fatos. A vasta correspondência da escritora, como lembra a matéria (https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,livro-traz-valiosa-correspondencia-inedita-de-clarice-lispector,70003451632, para assinantes), já inspirou a publicação de outras três obras: “Cartas Perto do Coração”, de 2001, organizada por Fernando Sabino, “Correspondências”, de 2002, e “Minhas Queridas”, de 2007, estabelecidas pela mesma biógrafa Teresa Montero.

Abaixo, trecho de carta de Clarice a João Cabral de Melo Neto, enviada a partir de Berna em 12/2/1949 e publicada pelo Estadão.

“Meu coração bateu de alegria quando vi que você tinha entendido que eu pedia ajuda. Disfarcei como pude o pedido, não por amor-próprio, mas porque, não sei, encabulamento. Ainda me lembro, quando eu era pequena, resolvi um dia me encher de coragem e pedi a uma menina um bracelete que ela usava. Resposta espantada e ofendida: ‘Tá doida, bichinha, isso é de ouro!’ E se você me respondesse assim? porque é de ouro também. Mas, já que você não usou a humilhante fórmula, peço-lhe explicitamente ajuda… A coisa está ruim mesmo. Renovar-se está bem. Mas como? Renovar-se não é sobretudo matéria de vida? então nada. Não, não tenho riqueza nenhuma, não tenho nenhuma escolha. E você não tem pobreza. Só que o que eu ‘invento’ vem cercado de mil bobagens com boa aparência, e o que você ‘inventa’ já é o essencial. Meu luxo é triste, sua pobreza é farta.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s