Maria Montessori ganha nova biografia

Amazon.com: Il bambino è il maestro: Vita di Maria Montessori (Italian  Edition) eBook: De Stefano, Cristina: Kindle Store

Abaixo, trecho da entrevista da jornalista italiana Cristina De Stefano ao jornal El País. Após cinco anos de pesquisas, ela está lançando “Il Bambino è Il Maestro: Vita di Maria Montessori” (A criança é o professor: vida de Maria Montessori), uma biografia que, segundo o El País, se devora como um romance. “Stefano conta com um incrível pulso narrativo a história de vida de uma pessoa iluminada, uma visionária dona de um caráter profundamente contraditório e cheio de luz e sombras, de áreas obscuras; a história de vida de uma mulher que sonhou durante toda a sua existência em transformar o homem desde criança e, com isso, mudar o mundo”. Entrevista completa pelo link https://brasil.elpais.com/brasil/2020-10-07/se-colocarmos-a-crianca-realmente-no-centro-como-pedia-maria-montessori-tudo-muda-para-sempre.html.

Pergunta do El País: Ao longo de sua vida Maria Montessori pensou que “a educação é uma técnica do amor” e que por meio desse amor seria possível mudar o mundo, começando essa mudança com as crianças. Em um mundo como o de hoje, assolado por guerras, crises de refugiados, pandemias globais e crises climáticas, adquire mais importância ver se cabe essa visão da educação de Maria Montessori?

R. O mundo de hoje é muito menos violento que o do passado. Isso é o que dizem todas as estatísticas. O que aumentou foram as informações sobre a violência. Daí a sensação que temos de viver tempos piores à medida que a humanidade avança. Dito isso, acredito profundamente no sonho de Maria Montessori. Acredito que se as crianças puderem se desenvolver harmoniosamente, em especial nos primeiros anos, elas serão adultos mais equilibrados, mais capazes de autocontrole, comunicação não violenta e capacidade de atenção. Não é por acaso que Maria Montessori disse que não devemos educar “para” a paz, mas educar “na” paz. É diferente. É melhor. No entanto, são os adultos que têm que mudar, e isso já é mais difícil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s